Padres Apologistas

Após ler os dois primeiros livros da série "Patrística", Editora Paulus, (veja o 1º aqui) fiquei com aquela sensação, ou melhor, pergunta insistindo na minha cabeça: "Por que nunca li estes livros no Seminário"? 

Em algum Seminário por aí, quem sabe, talvez professores estejam passando essas obras maravilhosas de Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Policarpo de Esmirna, ou mesmo Atenágoras, Taciano, etc, ao invés de Teologia Liberal (aliás, eu quase que só vi teologia liberal rsrsrs). São cartas, defesas, documentos valiosíssimos não apenas pelo seu testemunho histórico, mas, principalmente, por mostrar uma Igreja no seu nascedouro e já engajadíssima em defender a fé que uma vez por todas foi dada aos santos.

A luta da Igreja contra a divisão do Cristianismo, a busca pela unidade da fé, a defesa da hierarquia eclesiástica, o esforço no discipulado, o posicionamento claro diante dos primeiros hereges e seus falsos ensinos, a luta contra o gnosticismo, contra o antissemitismo e contra o paganismo são as marcas de um povo espalhado pelo Império Romano e que avançava firmemente no trabalho de evangelismo.

As cartas desses apologistas são endereçadas aos Imperadores Romanos e, com toda a ousadia e sem nenhum pudor politicamente correto, eles não apenas defendem as doutrinas centrais da fé como a Santíssima Trindade e a ressurreição de Cristo e da carne, como também não fogem de um ataque frontal contra a fé pagã romana. Eles não são apenas apologistas, como o título faz supor. Eles são atacantes, beligerantes mesmo, que por meio da retórica, da própria cultura greco-romana, do argumento da antiguidade e da Bíblia investem contra a fé pagã reduzindo-a ao ridículo. 

É muito bom ver como já se desenvolvem as interpretações alegórica e literal da Bíblia e o desenvolvimento, portanto, da gnose cristã que irá ser fundamental na teologia ortodoxa da Igreja do Oriente, marcando definitivamente a diferença entre o Cristianismo Ocidental e o Oriental. 

Espero poder seguir adiante na leitura de toda a série da Patrística, uma vez que ela se encontra na Amazon por um preço muito mais acessível do que sua versão em papel. Boa leitura!    

Nenhum comentário:

Após a leitura, classificarei os livros assim:
Péssimo [0] Ruim [*] Regular [**] Bom [***] Muito Bom [****] Excelente [*****]